quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

atividade fisica e alimentaçao

ola meus amigos,

O que mais se conversa em todos os lugares sao receitas de dietas, exercicios milagrosos ou medidas faceis para perder peso rapido sem sofrimento. Hoje tem de tudo no mercado fitness e nutricional, maquinas que prometem abdomen trincado em 30 dias, cremes que afinam 5 cm a barriga, sementes que absorvem gorduras e fazem perder peso em semanas. Bom, vamos esclarecer alguns ´pontos: todos nós temos um potencial genético para peso (só olharmos nossos parentes e analisarmos um a um), invariavelmente nosso dia a dia influencia nosso peso - seja hoje ou no futuro, a emoçao e como lidamos com elas tambem influenciam no nosso peso indiretamente e algumas pessoas ate diretamente. Sao 5 pontos - genetica, alimentaçao, atividade fisica, comportamentos diarios e emoçoes. Todos estes pontos juntos podem influenciar e ate atrapalhar nossas metas em relaçao a peso.
Para perdermos peso com saúde (pensando que vamos envelhecer e que precisamos ter saude para vivermos mais e melhor) devemos procurar equilibrar a alimentaçao de acordo com a fase da vida que estamos vivendo, praticar atividade fisica (se estivermos acima do peso) para que possamos ter um balanço energético negativo, ou seja, para que gastemos mais do que comemos. Por exemplo se durante o dia inteiro comermos 2500 kcal e gastarmos 400 kcal quer dizer que o organismo ficou com 2100 kcal. Destes 2100 o organismo alem do gasto da atividade fisica, ele gasta para taxa de metabolismo basal ( para manter as funçoes essencias como coraçao, pulmao, rins e outros) o que resta ele deposita em forma de trigliceridios na reservas de gorduras corporais.
O que nao podemos fazer é superestimar as atividades fisicas - ou seja, fazemos pouca atividade fisica com gasto calorico baixo e substimar a alimentaçao - comemos e achamos que foi poucas calorias.
Para finalizar nao acreditem em milagres nem na atividade fisica nem na alimentaçao.
Precisa suar a camisa e sentir o prazer de comer alimentos saudaveis.
um grande bejo
Amely Degraf

Nenhum comentário:

Postar um comentário