terça-feira, 23 de novembro de 2010

Academia??

Ola bom dia!!!!!! Galera, hoje eu voltei para falar um pouco de uma parte do tripe que contribui para um emagrecimento saudavel. O tripé é alimentaçao saudavel, atividade física regular e repouso. Mas por que nao consequimos nos manter regularmente na atividade fisica?? Por que começamos, compramos roupas, acessorios, ficamos empolgados e depois nem  lembramos?? Por que ??? 
Teorias antigas tentam listar os inúmeros motivos para as pessoas não colocarem a atividade física entre suas prioridades.
1. Estado de saúde. Se a pessoa está obesa, fuma ou tem problemas de humor, a probabilidade de permanecer num programa de exercícios tende a ser menor.
2. Sensação de “autoeficácia”.
É mais fácil persistir quando a pessoa acredita que é capaz de realizar a tarefa.
3. Histórico satisfatório de prática física na infância.
Gente que participou de atividades esportivas e lúdicas quando criança tende a gostar mais de se exercitar na fase adulta.
4. Motivação intrínseca
. O prazer que a atividade em si proporciona faz uma grande diferença na vontade de voltar.
5. Apoio familiar e social.
Se as pessoas a sua volta veem com maus olhos sua rotina de exercícios, fica mais difícil manter esse hábito entre as atividades mais importantes.
6. Conveniência
. Tudo que fica longe, envolve congestionamentos, custa caro, atrapalha os planos e dá mais trabalho do que se pode suportar vira forte candidato à rejeição.
7. Percepção de tempo disponível.
Quem acha que não tem tempo para se exercitar tem mais dificuldade para reservar tempo para isso sem culpa.
8. Percepção de esforço.
Sentir que o exercício está difícil demais para suas aptidões, causando muitas dores ou muito desconforto reduz a motivação.
9. O envolvimento do professor.
Contar com alguém que acompanhe a evolução no treino e se interesse verdadeiramente por ela costuma manter a vontade de treinar em alta.
10. Ocorrência de lesão.
Quem se machuca uma vez ganha um motivo para ficar com medo do exercício e evitar repeti-lo.
11. Recompensa.
O tempo que os resultados desejados demoram para aparecer interfere na percepção do valor da atividade.
12. Chande de escolha.
A diferença entre o que dizem que é preciso fazer e o que cada um tem vontade de fazer pode ser uma chave fundamental para a permanência.
13. Sensação de (in)segurança.
Se a atividade envolve ambientes perigosos, como correr ou andar de skate à noite num bairro sem policiamento, ficar em casa vendo TV ganha pontos na disputa.
14. Facilidade de mudar de planos.
Quem opta por somente correr na rua, por exemplo, fica à mercê do mau tempo. Ter alternativas à mão ajuda a mater-se ativo. 
E você se encaixa nestes itens, qual deles te incomoda mais??/ em qual deles voce se encaixa?? Agora neste momento faça uma reflexão e comece a analisar como podem mudar este quadro.
O que sugiro é que vocês listem o que mais lhe agrada? qual academia esta mais perto de voce? qual o preço você esta disposto a pagar?Qual o tempo disponível para as atividades?em quanto tempo você quer resultados?
Depois desta lista feita corra atras daquilo que você decidir. No mercado fitness hoje tem milhares de modalidades e milhares de formas de fazer atividade física. Antes de mais nada, procure se informar se aacademia é regulamentada pelo CREF (conselho regional de educaçao fisica), se tem alvara de funcionamento e sanitário. E o mais importante, busque o seu maior objetivo, crie metas e tenha muito foco. Sucesso em qualquer área nao ocorre do dia para noite. 
ate academia!!!!

Mely